Chistyakov primavera (Chistyakov lyutichny, kuroslepnik)

Chistyakov primavera (Chistyakov lyutichny, kuroslepnik)

Descrição

1. Perene erva 10-30 cm de altura, com um monte de raízes engrossadas e talos finos de folhas. Folhas orbiculares-cordada, brilhante, espesso, sinuate-crenate. As flores são simples, com um copo de três sépalas e corola amarelo-ouro brilhante composta de muitas pétalas. Pétalas, na base de nectários, escamosa. Estames e pistilos são muitos. Frutas - A equipe de aquênios. Floresce em abril-maio. Na altura da planta de maturação do fruto é venenoso!

2. Cresce em lugares úmidos nas campinas, bordas de matas, arbustos, barrancos em muitas áreas da Rússia européia, no Cáucaso, da Sibéria Ocidental e da Ásia Central (Tien Shan).

3. Colheita das raízes no início de abril e em outubro as folhas - durante a floração.

4. A composição química é pouco estudada.

5. Um diurético, laxante, sangue-inflamatória, analgésica e efeito de cicatrização de feridas, bem como de propriedade diluir o muco espesso.

Aplicação

Caldo: 1) 1 colher de sopa. l. raízes e folhas (1:1) Chistyakov 0,5 l de soro de leite cozinhe 3 horas, resfriado, filtrado. Tome 1 colher de sopa. l. 3-4 vezes ao dia como uma "mola" agente purificador de sangue para a acne, erupções cutâneas e hemorróidas como um laxante, e 2) 1 colher de sopa. l. raízes e folhas (1:1) Chistyakov, 250 ml de água, deixe ferver por 1 hora. Usado para enxaguar por doenças da gengiva e para lavar úlceras e feridas.

Pomada: folhas esmagadas Chistyakov misturado com manteiga (5:1). Aplicada à pilha e os tumores da glândula, e é usado na artrite com dor intensa.

folhas frescas são usadas como jovem Chistyakov vitamina primavera e "sangue purificador" salada.

Chistyakov raízes coletadas após o amadurecimento dos frutos, são venenosas, de modo que o uso interno do Chistyakov exige cautela.